BATISMO DE FOGO
Quebra-gelo: Faremos uma dinâmica sobre as propriedades do fogo. Por favor, faça com bastante cuidado e em um lugar adequado. Material: uma vela pequena, uma caixa de fósforo e um copo grande de vidro.
1. Acenda a vela e perceba a diferença de luminosidade no ambiente com a luz acesa e apagada. (O fogo ilumina e dissipa as trevas)
2.Tome a vela e peça alguém para aproximar a mão da chama (o fogo aquece)
3. Junte cinco palitos de fósforo e aproxime a chama da vela deles até que todos se acendam ao mesmo tempo. (O fogo alastra)
4. Coloque sobre a vela acesa um copo e espere até que a chama se apague (O fogo precisa de oxigênio para se manter)
Peça aos participantes para comentarem e definirem algumas propriedades do fogo
INTRODUÇÃO
Leitura Bíblica: João respondeu a todos: “Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Lucas 3:16) Por várias vezes, Deus revelou-se ao seu povo usando a figura do fogo:
• Apareceu a Moisés, no monte Horebe, numa chama de fogo do meio de uma sarça (arbusto) que ardia e não se consumia (Êxodo 3:2).
•. Conduziu o povo no deserto por quarenta anos através de uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite (Êxodo 13:22).
•Israel viu a glória do Senhor e seu aspecto era como fogo consumidor (Êxodo 24:17).
•Deus respondeu com fogo a oração feita por Elias e provou a um povo incrédulo que só ele é o Senhor. (1 Reis 18:38).
•O Senhor respondeu com fogo à invocação de Davi quando este lhe ofereceu um holocausto, manifestando a sua aprovação (1 Crônicas 21:26)
• Desceu fogo do céu quando Salomão acabou de orar consagrando ao Senhor o templo erguido em Jerusalém. Então, a glória do Senhor encheu a casa (2 Crônicas 7:1).
•Isaías orou para que Deus fendesse o céu e descesse de uma maneira semelhante quando o fogo incendeia gravetos (Isaías 64:1-2)
•O trono de Deus está envolto em fogo (Daniel 7:9). A Sua palavra é como fogo (Jr 23:29). O seu amor como brasas de fogo (Cantares 8:6).
Pegue um ou dois exemplos mostrados acima e discuta com os participantes sobre “Por que Deus se manifestou da maneira descrita? ”
Lembre aos participantes que o texto base diz que Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo e que no dia de Pentecoste o Espírito Santo desceu em línguas como de fogo (Atos 2:3)
DESENVOLVIMENTO
É claro que o fogo representa a glória, o poder e a manifestação de Deus. Não basta ficar falando de poder, precisamos conhecer e experimentar esse poder, uma vez que:
- O Reino de Deus não consiste de palavras, mas em PODER (1 Coríntios 4:20)
- O evangelho no qual cremos é o PODER de Deus (Romanos 1:16)
- A mensagem da cruz é o PODER de Deus (1 Coríntios 1:18)
- O Espírito que recebemos é Espírito de PODER (2 Timóteo 1:7
A igreja precisa vivenciar a realidade do poder de Deus para viver o evangelho com vida abundante, e para se tornar relevante na sociedade. Seu testemunho precisa convencer os incrédulos. Mais do que nunca precisamos de um batismo de fogo. Só o fogo é capaz de inflamar a igreja. Só o fogo do Espírito é capaz de despertar o povo mais poderoso da terra, o povo do Senhor. Só uma igreja incendiada pode incendiar o nosso país. O Brasil está sendo sufocado por crises avassaladoras: crise política, crise econômica, crise social, crise moral, crise familiar, crise espiritual. O povo não tem mais esperança. Apenas o fogo de Deus pode restaurar a nossa nação. Só o poder de Deus manifestado através de uma igreja santa e aquecida pode mudar o cenário da nação e levar nosso povo a um encontro com Jesus. O que devemos esperar quando experimentamos o batismo com fogo? (Faça uso dos resultados da dinâmica realizada)
- O fogo de Deus ilumina – Deus deseja que andemos na luz
- O fogo de Deus purifica – Deus deseja nos limpar de todo pecado e injustiça
- O fogo de Deus aquece – Deus deseja que influenciemos outras pessoas
- O fogo de Deus alastra – Deus deseja incendiar todo o ambiente ao nosso redor
Essas quatro características serão trabalhadas nas próximas duas lições. Aproveite para orar a respeito e criar uma expectativa para as próximas reuniões. Pergunta:
- Você não gostaria de experimentar esse poder?
- Você não gostaria de ser incendiado?
Conclusão:
Deus deseja incendiar a nossa vida e nos levar a vivenciar uma vida frutífera que causa influência no ambiente ao nosso redor. Jesus disse que nos batizaria com o Espírito Santo e com fogo. Ele deseja incendiar sua vida, sua família, sua célula. Ele deseja! Você também deseja