O FOGO ILUMINA E PURUFICA

Introdução

Na lição passada, fomos ministrados sobre o batismo com fogo e introduzidos às suas quatro características: o fogo ilumina, purifica, aquece e se alastra. Na lição de hoje, seremos ministrados sobre os dois primeiros aspectos. Que o fogo do Espírito nos ilumine e purifique!

Desenvolvimento

Observação: Se possível, ministre essa lição à luz de velas. Perguntas:

• você já participou de um culto na fogueira? O que poderia dizer sobre a iluminação gerada pelo fogo naquela ocasião?

•Você já vivenciou a experiência de a luz “acabar” no lugar onde se encontrava e precisar de uma vela? O que poderia dizer sobre a iluminação gerada pelo fogo naquela ocasião?

• Você já participou de uma experiência em que algo foi purificado pelo fogo? Uma das características do fogo é iluminar. Assim, o batismo com Fogo está relacionado à iluminação, à luz. A Bíblia nossa presenta as seguintes implicações disso:

  1. Aquele que é batizado com fogo anda na luz Em João 8.12, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Aquele que é batizado com fogo não anda em trevas.

Perguntas:

•O que significa andar na luz?

•O que significa andar em trevas?

Aquele que não recebeu o batismo de fogo vive se escondendo, detrás de máscaras, encapuzado, encavernado por causa de seus pecados. Não aprece para a luz porque tem medo de que as suas obras sejam reveladas. Está escrito: Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus, João3.20-21. Uma vida representada, com aparência de piedade, mas sem poder, uma vida hipócrita impede o crente de receber o revestimento de poder e o batismo com fogo. Se queremos que o céu se abra e o Espírito seja derramado sobre nós é necessário que as máscaras caiam, que a nossa vida seja limpa e purificada, que andemos na luz.

Aquele que é batizado com fogo tem comunhão com Deus

Está escrito: Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade, 1João 1.6.É impossível andar com Deus e andar no pecado ao mesmo tempo. Andamos no pecado e perdemos a intimidade de Deus, ou andamos na intimidade de Deus e rompemos com o pecado. Aquele que é batizado com fogo tem comunhão com Deus, leva Deus a sério, anda em sintonia com o Deus vivo. Tem prazer em Deus, deleita-se em Deus, anda face a face com Deus. Não tem mais prazer no pecado; abomina o pecado porque o pecado é abominável para Deus; teme não só as consequências do pecado, mas o próprio pecado, porque não tolera mais ofender a Deus e entristecer o Espírito Santo. Intimidade com Deus e vida correta com são evidências do batismo com fogo, são marcas do verdadeiro avivamento.

Aquele que é batizado com fogo tem comunhão com os irmãos A Bíblia diz: Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado, 1João 1.7. Para que sejamos revestidos desse batismo do fogo, precisamos ter comunhão uns com os outros.

Onde há relacionamentos rompidos, feridas não tratadas, mágoas não curadas, falta de perdão, não pode haver batismo de fogo. Onde há divisões, facções, disputas, brigas e discórdias não há revestimento de poder. Onde o ressentimento queima, as chamas do Espírito apagam-se. A igreja onde o amor não banha e não asperge a comunhão com os irmãos, não pode experimentar o batismo com fogo. Se queremos de fato avivamento precisamos acerta a vida uns com os outros.

CONCLUSÃO

O fogo não apenas ilumina, o fogo também purifica. Se queremos um avivamento bíblico e genuíno, precisamos que a nossa vida seja purificada, que esse batismo de fogo nos queime por dentro, é preciso que as chamas do Espírito devorem toda impureza do nosso coração. Tantas vezes choramos e gememos em oração, pedindo: “Senhor, batiza-nos com fogo, Enche-nos do teu Espírito”. Mas nada acontece. A mão de Deus continua imóvel. Os céus continuam fechados. É que a nossa vida está tão entupida de pecado que é impossível sermos cheios do Espírito. Se queremos esse batismo de fogo precisamos tratar sério com o pecado. A igreja hoje tem pouca consciência do pecado. Os crentes já não sentem mais tristeza pelo pecado. Não choram mais por entristecerem a Deus. Estão se conformando com o mundo. Estão achando tudo normal. Nada tem nada a ver. Precisamos que o fogo de Deus queime nossas impurezas e retire toda a escória de nossa vida.

Perguntas:

•você já foi batizado com fogo? Essa é a experiência da sua vida?

•Você tem andado na luz do fogo do Espírito?

•Você tem purificado seus pecados pelo fogo do Espírito?

DESAFIO

João Batista afirmou: ““Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”. (Lucas 3:16) Tenham um momento de oração pedindo a Jesus que os batize com o Espírito Santo e com fogo. Desafie o grupo a assumir este alvo diante de Deus: pedir, pedir e pedir o batismo com fogo até receberem.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *